Vantagem competitiva.
O que é 'vantagem competitiva'
Vantagens competitivas são condições que permitem que uma empresa ou país produza um bem ou serviço a um preço mais baixo ou de forma mais desejável para os clientes. Essas condições permitem que a entidade produtiva gere mais vendas ou margens superiores do que a concorrência. As vantagens competitivas são atribuídas a uma variedade de fatores, incluindo estrutura de custos, marca, qualidade de oferta de produtos, rede de distribuição, propriedade intelectual e suporte ao cliente.
BREAKING Down 'vantagem competitiva'
Vantagem comparativa.
A vantagem comparativa é gerada pela capacidade de uma empresa produzir um bem ou serviço a um custo menor do que seus concorrentes. Isso dá à empresa a capacidade de vender seus produtos ou serviços a um preço menor do que a concorrência ou gerar uma margem maior nas vendas. Os consumidores racionais escolherão o mais barato de quaisquer dois substitutos perfeitos oferecidos. Se os efeitos da vantagem comparativa forem parcialmente compensados por substituição imperfeita, as maiores margens para os produtores de menor custo eventualmente beneficiarão os acionistas através de retornos superiores ou fornecerão mais recursos para marketing, pesquisa e desenvolvimento ou melhorias de infraestrutura administrativa para apoiar o crescimento futuro.
A vantagem comparativa pode ser derivada de economias de escala, sistemas internos mais eficientes, localização em áreas geográficas com baixa mão de obra ou baixas despesas de propriedade. Isso nem sempre implica que a empresa pode produzir um produto ou serviço melhor, mas sim oferecer um produto ou serviço por um preço mais baixo. No contexto da economia do comércio internacional, as vantagens comparativas são determinadas pelo custo de oportunidade, e qualquer parte tem uma vantagem comparativa em algo. A Amazon Inc. é um exemplo de uma empresa voltada para a construção e manutenção de vantagens comparativas. A plataforma de comércio eletrônico, sua relação de fornecedores e sua rede de remessa fornecem um nível de escala e eficiência que é difícil para os concorrentes de varejo replicar. A Amazônia aumentou a proeminência principalmente através da concorrência de preços.
Vantagem diferencial.
Uma vantagem diferencial é criada quando os produtos ou serviços de uma empresa diferem dos seus concorrentes e são vistos como superiores a uma oferta competitiva. As vantagens diferenciais podem ser conduzidas por tecnologia mais avançada, produtos ou processos protegidos por patente, pessoal superior ou uma forte identidade de marca. Esses fatores oferecem ampla margem e grandes partes de mercado. A Apple Inc. é famosa por criar produtos inovadores como o iPhone e apoiar a liderança de mercado com campanhas de marketing experientes para construir uma marca de elite. Principais empresas farmacêuticas também podem comercializar medicamentos de marca em preços elevados devido à proteção de patentes.
Qual é a vantagem competitiva? Três estratégias que funcionam.
Uma vantagem competitiva é o que o torna melhor do que a concorrência em seus clientes. mentes. O termo foi aplicado pela primeira vez às empresas, mas funciona para qualquer pessoa, desde funcionários até países.
Antes de descrever sua vantagem competitiva, você conheceu esses três determinantes.
Beneficiar. Se é um bom ou um serviço, você deve ser claro sobre o benefício que seu produto fornece. Deve ser algo que seus clientes realmente precisam e que oferece valor real. Você deve conhecer não só os recursos do seu produto, mas também suas vantagens de como eles beneficiam seus clientes. Isso significa estar constantemente ciente das novas tendências que afetam seu produto, especialmente novas tecnologias. Por exemplo, os jornais foram lentos para responder à disponibilidade de notícias gratuitas na internet.
Mercado alvo. Quem são seus clientes? Você precisou saber exatamente quem compra de você e como você pode melhorar sua vida. É assim que você cria demanda, o motor de todo o crescimento econômico. Jornais & # 39; O mercado-alvo desviou para pessoas mais velhas que não ficaram satisfeitas em receber suas notícias on-line. Concorrência. Isso é mais do que apenas empresas ou produtos similares. Inclui qualquer outra coisa que seu cliente possa fazer para atender a necessidade que você possa cumprir. Os jornais achavam que sua concorrência eram outros jornais até que percebessem que era a internet. Eles lutaram para competir com um provedor de notícias que era instantâneo e gratuito.
Para ser bem sucedido, você precisa articular o benefício que você fornece ao seu mercado-alvo que é melhor do que a concorrência. Essa é a sua vantagem competitiva.
Você deve reforçar essa mensagem em todas as comunicações aos seus clientes. Isso inclui publicidade, relações públicas e ajudas de vendas.
Incluso inclui sua loja e funcionários.
Se você é um empregado, trabalhe como se estivesse no negócio por si mesmo. Isso é porque você é. Comunique sua vantagem competitiva em sua aparência, seu currículo e sua entrevista. Uma vez que você tenha conseguido o trabalho, continue comunicando sua vantagem em seu desempenho no trabalho.
Michael Porter e vantagem competitiva sustentável.
Só porque uma empresa é o líder do mercado agora, não significa que será para sempre. Uma empresa deve criar metas, estratégias e operações claras para construir uma vantagem competitiva sustentável. A cultura corporativa e os valores dos funcionários devem estar alinhados com esses objetivos. É difícil fazer todas essas coisas bem. É por isso que poucas empresas podem criar uma vantagem competitiva sustentável.
Em 1985, o professor da Universidade Harvard Business School, Michael Porter, escreveu vantagem competitiva. É o livro de texto definitivo da escola de negócios sobre o assunto.
Porter delineou as três principais formas pelas quais as empresas alcançam uma vantagem sustentável. Eles são liderança de custos, diferenciação e foco. A Porter identificou essas estratégias pesquisando empresas.
A liderança por custos significa que você fornece um valor razoável a um preço mais baixo. As empresas fazem isso melhorando continuamente a eficiência operacional. Isso geralmente significa pagar menos aos seus trabalhadores. Alguns compensam oferecendo benefícios intangíveis, tais como opções de ações, benefícios ou oportunidades promocionais. Outros aproveitam os excedentes de mão-de-obra não qualificados. À medida que essas empresas crescem, eles podem usar economias de escala e comprar em massa.
Walmart e Costco são bons exemplos de liderança em custos. Mas às vezes eles pagam menos aos trabalhadores do que o custo de vida. As leis mais elevadas de salário mínimo ameaçam sua vantagem.
A diferenciação significa que você oferece melhores benefícios do que qualquer outra pessoa. Uma empresa pode obter diferenciação, fornecendo um produto único ou de alta qualidade. Outro método é liberá-lo mais rápido. Um terceiro é o mercado de uma forma que atinja melhor os clientes. Uma empresa com uma estratégia de diferenciação pode cobrar um preço premium. Isso significa que geralmente tem uma margem de lucro maior.
As empresas normalmente conseguem diferenciação com inovação, qualidade ou atendimento ao cliente. A inovação significa que você atende as mesmas necessidades de uma nova maneira. Um excelente exemplo disso é a Apple. O iPod foi inovador porque permitiu que você jogasse qualquer música que você quisesse, em qualquer ordem.
Qualidade significa que você fornece o melhor produto ou serviço. Tiffany pode cobrar mais porque os clientes vêem isso como o melhor. O serviço ao cliente significa sair do caminho para encantar os compradores. Nordstrom foi o primeiro a permitir retornos sem perguntas.
O foco significa que você entende e atende melhor seu mercado-alvo do que qualquer outra pessoa. Você pode usar liderança de custos ou diferenciação para fazer isso. A chave para focar é escolher um mercado-alvo específico. Muitas vezes, é um pequeno nicho que grandes empresas não servem. Por exemplo, os bancos comunitários usam uma estratégia de foco para obter vantagem competitiva sustentável. Eles segmentam pequenas empresas locais ou indivíduos de alto patrimônio líquido. Seu público-alvo goza do toque pessoal que os grandes bancos podem não dar. Eles estão dispostos a pagar um pouco mais nas tarifas deste serviço. Esses bancos estão usando uma forma de diferenciação da estratégia de foco.
Como os países usam vantagem competitiva.
Um país também pode criar vantagem competitiva. É chamado de vantagem competitiva nacional ou vantagem comparativa. Por exemplo, a China usa a liderança de custos. Exporta produtos de baixo custo a um nível de qualidade razoável. Pode fazê-lo porque seu padrão de vida é menor, por isso pode pagar menos aos seus trabalhadores. Ele também corrige o valor de sua moeda, o yuan, a um valor inferior ao dólar.
A Índia começou como líder de custos, mas está se movendo em direção a diferenciação. Fornece trabalhadores qualificados, técnicos e de língua inglesa com um salário razoável. O Japão também mudou sua vantagem competitiva. Na década de 1960, era um líder de custo que se destacava em eletrônicos baratos. Na década de 1980, tinha mudado para a diferenciação em marcas de qualidade, como a Lexus.
A vantagem comparativa da América é a inovação. As empresas americanas trazem produtos inovadores para o mercado mais rapidamente do que outros países. Um excelente exemplo é a vantagem inovadora do Silicon Valley, América. A América é tão inovadora porque possui uma vasta e rica base de consumidores domésticos. É fácil testar novas ideias de produtos e resolver os erros em casa. Uma vez que são bem sucedidos, eles são comercializados em todo o mundo.
Amar Bhidé faz um bom ponto em The Venturesome Economy: como a inovação mantém a prosperidade em um mundo mais conectado. Mesmo que os Estados Unidos comecem a ficar atrás de outros países na produção de engenheiros, ainda melhor em trazer inovações para o mercado. Para mais informações, veja como os recursos naturais aumentam a vantagem da América.
No comments:
Post a Comment